14 abril 2014

Comboio urbano em Amarante

cuamt

Todos os amarantinos, quer sejam estes cidadãos a residir no centro de Amarante, quer sejam cidadãos a viver numa de suas freguesias, percebem da necessidade, cada vez mais premente, da aposta na linha férrea como principal meio transporte coletivo de pessoas.

A par de todos os interesses existentes no transporte de mercadorias, o comboio é sem dúvida um dos meios de transporte mais seguros do mundo mas, sobretudo de Portugal.

Quando olhámos o exemplo dos Comboios Urbanos do Porto, nomeadamente da linha Porto ▶ Caíde, percebemos o quão vantajosa se torna para a deslocação de pessoas, ainda mais temos na cidade do Porto, desde 7 de Dezembro de 2002 o Metro que acaba por complementar este meio de transporte, fazendo com que as pessoas se desloquem de uma forma nunca antes conseguida nesta cidade.

Com o comboio e o metro juntos jamais poderemos considerar, num normal dia, perdas de tempo nas deslocações; já no que concerne à deslocação automóvel, as perdas poderão acontecer pois a meteorologia, os sinistros, a maior afluência em determinados momentos do dia, as obras em algumas estradas, podem definir o tempo de viagem. Num dia normal, sem avarias, o comboio é o transporte coletivo mais eficiente e, sem dúvida, mais económico.

E se pensarmos no tipo de energia, o comboio tem que ser visto como o sistema de transporte mais limpo do mundo. Ele é capaz se deslocar utilizando apenas energia elétrica que poderá ser gerada exclusivamente de fontes limpas (energia solar fotovoltaica, energia eólica e energia hidroelétrica, essencialmente).

Continua…

Sem comentários:

Enviar um comentário