16 setembro 2012

Regionalização não é mais uma opção!


São imensos os recursos concentrados na capital quando esses recursos, que podem até ser necessários, seriam mais bem empregues numa ótica de poder descentralizado.
Eu assumo que a Regionalização não é, atualmente, o caminho mais correto (apesar de já ter defendido a ideia) pois o nosso país é bastante pequeno.
Acredito agora na ideia da criação de aglomerados de autarquias e depois de freguesias. Estes aglomerados poderão ser uma muito melhor solução.
Para isto será necessário alterar a Constituição da República Portuguesa. Nesta alteração poderemos ver revisto o número de deputados na Assembleia da República, reduzindo-o substancialmente. Há trabalho que pode ser feito por assessores onde não são precisos deputados mas sim técnicos especializados nas diferentes áreas. Estes técnicos são parte das pessoas que hoje são necessárias pois os técnicos (personalidades não públicas são invisíveis para a sociedade em geral e por isso teriam a facilidade para ir para a rua e diretamente auditar a sociedade.
Os recursos resultantes desta alteração (recursos financeiros) seriam devidamente alocados para as Juntas Metropolitanas (entenda-se aglomerados de Autarquias), bem como, para as Autarquias e Freguesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário