27 outubro 2014

OE 2015 – depósito e recolha de lixo (sem sacos)

A situação do pagamento de uma taxa por utilização de sacos plásticos, à partida, não me faz nenhuma confusão pois, em algumas superfícies comerciais, a utilização de sacos plásticos já acarretava custos. No Lidl, por exemplo, os sacos sempre tiveram um custo para quem os quisesse trazer. No Pingo Doce não me lembro se fora desde sempre porém no Pingo Doce há uma diferença que é a reutilização do saco até que este se danifique e, quando isso acontecer, o Pingo Doce troca o saco sem custo para o utente. Neste último caso, assegura-se que os sacos sejam usados quase em exclusivo para transporte das compras.

Muita gente ter-se-há de adaptar. Já não vai poder fazer compras imprevistas ou terão que trazer consigo, sempre, uns sacos.

Há, no entanto um quesito que me preocupa mais que a tal taxa. Muita gente utiliza os sacos oferecidos noutras superfícies comerciais (Continente, Jumbo, …) para depositar o lixo doméstico nos contentores comunitários. Por este motivo prevejo alguma dificuldade de adaptação à vida sem sacos de algumas pessoas e ao aumento de lixo depositado em locais que não foram feitos para o efeito, isto pelo motivo de que, se com sacos as pessoas já largavam lixo em qualquer local, sem sacos ainda será pior.

Há, sem dúvida, necessidade de utilização de sacos plásticos para embalar o lixo. Como é que as pessoas passarão a entregar o seu lixo nos caixotes do lixo? Será entregue sem saco? Será que as pessoas levarão o lixo sem saco? E o cheiro que vai advir da ausência de sacos?

Torna-se necessário discutir este problema. Seria necessário implementar um sistema de recolha de lixo diferente para que os sacos deixassem de fazer falta. Sugiro o sistema implementado pela autarquia da Maia. Esta autarquia ofereceu aos seus munícipes um eco-ponto para que estes possam fazer a separação do lixo de forma eficiente. Se esse modelo fosse replicado em todo o território nacional poder-se-ia, sem utilização de sacos plásticos, realizar-se a recolha eficiente dos detritos, aumentando a reciclagem e diminuindo o volume de lixo que vai para aterro.

Sem comentários:

Enviar um comentário