Portugal tem na sua história um problema enorme que diz respeito ao sistema político. Já dizia Camilo Lourenço na sua crónica «Portugal precisa de uma ruptura geracional... e mental» que primeiro se pensou que o problema dos gastos era o sistema político e aboliram a Monarquia Constitucional, dando lugar à Democracia. Os gastos continuaram e surgiu a Ditadura. Depois a Ditadura que resolveu todos os problemas económicos e também não serviu e voltou a Democracia.
Esta dança de sistema político em sistema político nada nos ajudou pois não aprendemos. O que está mal e que não se percebeu bem é que a história demonstra que sempre se gastou mais com sistemas políticos democráticos.
Neste sentido poderiam dizer que eu não quero um sistema político democrático, o que não é verdade. Eu penso e desejo que Portugal repense o sistema político pois penso que um Rei em vez de um Presidente da República faria todo o sentido. No lugar das eleições diretas para Presidente da República surgiriam as eleições diretas para Primeiro-ministro (PM), separando-se esta eleição da eleição dos deputados da Assembleia da República (AR).
Em Portugal não podemos continuar a viver acima das nossas possibilidades. Digo isto porque se gasta mais com toda a logística da Presidência da República Portuguesa que gasta a Casa Real Inglesa.
Neste sentido é um paradoxo. É preciso perceber que nunca um Presidente que é eleito em listas de partidos poderá ter a real independência para demitir um Governo quando é preciso que este seja demitido. No caso do sistema político do Reino Unido pode-se perceber o valor que tem a sua Rainha no que ao equilíbrio nas forças políticas se diz respeito.
A estabilidade política é necessária e esta seria assim assegurada pela Casa Real, bem como pela a Assembleia da República na pessoa dos seus Deputados e não por um Governo como o que temos (“medíocre”). Se o Governo não funcionava ou se o líder desse Governo não agradava seria substituído.
Já vimos isso acontecer no Reino Unido. Lá, se as coisas não funcionam, muda-se. Enumeros países nórdicos com boas economias têm um sistema político baseado na Monarquia. Será que isso não é um bom indício?
Sem comentários:
Enviar um comentário