19 maio 2015

02 maio 2015

Entrevista a António Sampaio da Nóvoa, candidato presidencial

25 abril 2015

25 de Abril e a sua memória


Sou novo e não nasci antes do 25 de Abril de 1974 mas hoje sei que esse dia mudou muita coisa e nem tudo foi para melhor mas algumas coisas até foram...
Há uma coisa que não funciona bem e deve ser mudada. O nosso sistema político em que o Presidente da República nada faz, ou melhor, nada decide. Este é um sistema político que não interessa a ninguém que quer que Portugal se torne um país com relevo mundial.
A forma de eleger os deputados também está errada. A representatividade não está diretamente ligada à área em que se reside mas sim ao número de eleitores que residem numa determinada região. É, no meu entender, algo muito errado e que não diminui a desertificação.
A regionalização torna-se pois, perante esta realidade, essencial e a revisão da Constituição nestas áreas torna-se fundamental.
Tudo o que há a fazer para «Mudar e Melhorar Portugal» passa pela Regionalização e pela representatividade territorial, ou seja, não podemos olhar para o país tendo em conta o número de votantes mas sim tendo em conta a área territorial, percebendo que 1 km2 em Lisboa tem que ter a mesma importância que 1 km2 em Mirandela.

25 janeiro 2015

Ensino em Portugal e sua qualidade

Atualmente há um grave problema no ensino português. No ensino público há escolas que oferecem muito boas condições mas depois há outras que deixam muito a desejar.

Olhando para esta problemática, devemos pensar: será que o Estado Português está a fazer tudo certo para acabar com o desequilíbrio ao nível das assimetrias litoral/interior, grande/pequeno centro urbano?

A verdade é que existem escolas com fracas condições de ensino onde a exigência na avaliação é muito elevada mas as condições de trabalho oferecidas (equipamentos tecnológicos e manuais disponibilizados) não são condizentes com essa exigência.

Há ainda aquelas escolas que oferecem atividades fora da sala de aula e aquelas que não oferecem nada disso. Isso também faz a diferença na hora de integrar os alunos na sua comunidade, quer seja ao nível da comunidade em geral, quer seja ao nível do tecido empresarial da zona de implantação escolar.

14 janeiro 2015

Liberdade de expressão? Ou falta de Respeito?

Quando leio palavras de certas pessoas a dizer “Je Suis Charlie” vejo-me a pensar: Será que estas conhecem o portefólio de publicações do Charlie Hebdo - Jornal Irresponsável? ▬ Não me parece que conheçam.

A sátira horribilis desenvolvida nesta publicação é em tudo algo grotesco e sem bom gosto.

Ao ver um país que tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” a agir desta forma perante uma publicação que coloca este lema de parte deixa-me deveras preocupado para onde vai a humanidade. Além disso, ver portugueses a apoiar este caminho e a falar de liberdade de expressão associada a esta prática, deixa-me, ainda mais, angustiado.

Quero amar e ser amado, viver e sorrir. Quero olhar para o Céu, sentir a Luz de Deus e o Amor que este tem por Nós.

Hoje sinto Deus um pouco mais triste e desapontado com a Humanidade pois esta, na sua maioria, deixou de a ter (humanidade)!